• A Lua e Sua Interferência na Pescaria

    As fases da lua e sua interferência na pesca não é segredo para nenhum pescador, não é mesmo? E já são consideradas há muito tempo para definir o sucesso daquela sagrada pescaria. 

    A cada fase, a Lua vai variando o seu brilho de maneiras que influenciam no comportamento dos peixes, quanto mais luminosidade mais os peixes vão para a superfície, e quanto menos luminosidade mais se concentram no fundo das águas. Vamos descobrir quais são as mais indicadas para pescar! 

     

    a-lua-e-a-pescaria

    Como usar a Lua para pescar? 

    Lua Nova
    Na Lua Nova os peixes se concentram no fundo do lago, rio ou mar. Este período é considerado neutro para a pesca tanto no rio quanto no mar. 

    Lua Crescente
    Na Lua Crescente alguns peixes costumam subir à superfície. Considerado um período regular para a pesca em rios e boa na pesca no mar.

     Lua Cheia
    Durante a Lua Cheia os peixes sobem à superfície, provocando aumento na velocidade do metabolismo dos peixes e aumentando seu apetite. A pesca nos rios é excelente, porém no mar pode haver variações e é considerada neutra.

     Lua Minguante
    Na Lua Minguante os peixes também continuam atraídos para a superfície. Ainda é uma boa fase para a pesca em rios e ótima para a pesca no mar.

    Qual a provável melhor fase de pesca? 

    Deixando as características de lado, todo mundo quer saber quando é que vamos pegar mais peixes, não é mesmo? Bom, não podemos bater o martelo, mas apesar das variáveis de temperatura do clima e da água, chuva, volume de água, pressão atmosférica, marés, etc. podemos nos ariscar a dizer que quando a Lua está em fase minguante ou crescente a produtividade da pesca e os resultados aumentam.

    Dizemos isso porque nestas fases da Lua as marés geralmente são pequenas ou mortas o que ocasiona uma correnteza menor, que deixam os pescadores mais tranquilos no posicionamento das iscas, já que elas ficam mais fáceis de se colocar onde se deseja pescar. Os peixes têm uma área menor para circular na busca por alimento, pois temos um volume bem menor nas áreas de pesca. 

    Não podemos deixar de comentar também que as diferenças existentes em função dos lugares onde se deseja pescar e das espécies de peixes ali existentes, podem modificar o resultado da sua pesca, então aconselhamos também que você converse com alguém que tenha experiência com pesca na região onde pretende estar para entender o comportamento dos fatores de influência, faça um estudo antecipado do local e cruze as marés com as fases da Lua. 

    Pescaria 2020 

    2020 promete ser um ano marcante. Agora é hora de planejar a pescaria e os lugares que podem ser visitados quando tudo passar para relaxar tranquilo.

    Nós podemos te ajudar a planejar com os melhores equipamentos do mercado! É só entrar em nosso departamento de pesca online ou CHAMAR NO CHAT para tirar suas dúvidas. Estamos sempre ao seu lado!

    Ler mais

  • Cuidados com a hélice do motor de popa

    Uma das peças mais importantes do seu barco é a hélice. Você sabia que ela está diretamente ligada ao desempenho do motor de popa? 

    Pois é, de nada adianta comprar o motor mais potente se a hélice não for adequada. E o contrário também vale: ter a “melhor” hélice com um motor não apropriado é desperdício de dinheiro. 

    Vamos falar mais sobre as hélices? 

    A importância da hélice 

    Essa peça influencia diretamente na velocidade, segurança, consumo de combustível e manobrabilidade. É a hélice que vai converter a potência do motor em impulsão. 

    Diâmetro da hélice 

    A importância do diâmetro é mais relacionada com a potência do motor. Barcos mais rápidos precisam de hélices com diâmetro menor, enquanto os mais lentos podem usar um diâmetro maior. 

    Número de pás 

    O número de pás na hélice afeta bastante o rendimento e a suavidade do barco. Mais pás deixam o barco mais gostoso de pilotar, mas ele perde potência. As de 2 pás são as com maior velocidade final, mas vibram muito. 

    Por isso, o mais recomendado são as de 3 pás. Elas são boas para vários lugares diferentes, ou seja, são versáteis, duráveis e com boa potência no geral.

     O passo da hélice 

    O passo é a distância que a ponta da pá percorre em uma volta. Ou seja, quanto mais polegadas ele tiver, maior será o passo. 

    Um passo maior significa ir mais rápido, mas nem sempre é a melhor escolha. É preciso pensar no tamanho e peso do barco para que ele não seja muito fraco ou forte demais no arranque, além de atender aos requisitos de RPM do fabricante.

     Concluindo 

    Se você ainda está em dúvida sobre a hélice ideal, o melhor caminho é ver qual a recomendação do fabricante, que vai indicar o RPM máximo. 

    Escolher hélices maiores ou menores vai alterar o RPM, então é preciso ficar atento e conhecer bem a potência do seu motor. 

    Existem outros fatores que influenciam nessa escolha, como tipo de barco, peso com e sem carga, marés e altura do motor. Por isso, fale com nossos mecânicos!

    Clique AQUI para ver nossas hélices.

    Ler mais

  • Pesca em água salgada: agora é a hora!

    Está planejando uma viagem de fim de ano e gostaria de saber onde pode ser dar bem na pescaria. Bem, essa época do ano é ideal para a pesca em água salgada.

    O principal motivo para isso é o calor. De outubro a março, as temperaturas estão mais quentes, e isso faz com que os peixes subam à superfície e fiquem mais ativos - principalmente os predadores em busca de alimento.

    Ou seja, são 6 meses em que a pesca em água salgada é geralmente muito produtiva! 

    E quais são os peixes mais comuns nessa época?

    Se você gostou da ideia e quer saber quais tipos de peixe poderá pescar em água salgada, aqui estao alguns:
    • Pargo
    • Badejo
    • Namorado
    • Robalo
    • Cavala
    • Bagre
    • Baiacu

    São muitas opções para você curtir uma boa pesca, seja em alto-mar, na praia ou em plataformas de pesca! 

    Algumas dicas para uma boa pesca em água salgada

    Para otimizar sua pesca, é importante seguir algumas dicas. Como sempre, o básico é saber quais espécies são comuns para o lugar que você está indo, para se familiarizar com as iscas. No geral, é muito comum o uso de iscas vivas nas pescas em água salgada, mas não siga isso como regra absoluta.

    Outra dica importante é ficar atento à maré. A lua cheia é ideal para a pesca, pois é mais fácil para os peixes se alimentarem. Por fim, use o tempo a seu favor. Dias nublados são melhores para pescar por mais horas, enquanto dias ensolarados são mais vantajosos apenas nas primeiras horas da manhã.

    Ler mais