• O que fazer na quarentena?

    Nesse momento de quarentena a recomendação pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que você fique em casa e ficando em casa você não pode pescar, né? Por isso separamos algumas dicas do que você pode e deve fazer durante este período.

    #VocêNoFeed: Se você quiser contar para nós o que está fazendo e mandar fotos também pode. É só enviar para o e-mail falecom@paraquedanautica.com.br, chamar inbox da nossa página do Facebook ou no direct do nosso perfil no Instagram.

     

    • Se livrar das tralhas:

    Com certeza você tem linha enozada na vara e no molinete, equipamento enferrujado e quebrado. Então agora é a hora de dar aquela geral nas tralhas de pesca que não usa mais, nas que estão quebradas e substituir o que for necessário. Tem muito material novo no mercado que poder ser seu aliado na pescaria. Dá uma olhada no nosso setor de pesca clicando aqui.

    • Cuidar do motor de popa:

    Cuidar do seu motor de popa e prepará-lo para o descanso vai ser essencial para que o equipamento mantenha sua vida útil e funcionando em seu pleno desempenho quando voltar a rasgar as águas. A dica fundamental é esvaziar o combustível velho, pois ele pode te trazer muitos problemas (entupir alguma passagem, por exemplo). Também proteja o motor com o lubrificante indicado pelo fabricante e sempre que possível ligue o motor! Clique aqui e veja outras coisas que você pode fazer para aumentar a vida útil do seu motor de popa, são dicas do especialista da Paraqueda Náutica para a melhor manutenção.

    • Mexer no visual do seu barco:

    Há quanto tempo está fazendo vista grossa para refazer a pintura velha, que está descansando e sem brilho? Não vai deixar entrar água no barco! Não é só questão de estética não, sabe aquelas cracas no fundo do casco? Elas prejudicam o seu desempenho, pois afetam sua hidrodinâmica, você faz mais esforço no motor e por consequência até gasta mais gasolina.

    • Planeje novos lugares para pescar:

    São tantos dias dentro casa, que após o confinamento você não querer mais ficar dentro dela! Então para passar o tempo ocioso nada melhor do que viajar com a mente, e colocar no papel um planejamento para conhecer novos lugares, inclusive aquele que você sempre sonhou em ir. Aqui no blog inclusive já falamos de destinos para pesca que pode te ajudar a escolher para onde ir nesse Brasilzão enorme.

    • Compartilhar os causos de pesca:

    Não dá para fazer aquele churrasquinho, então o jeito é juntar os amigos na internet para contar os seus causos de pesca, e se divertir com as histórias de pescador dos seus companheiros enquanto essa fase não passa. E estamos juntos torcendo para que logo, logo ela passe!

    Compartilhe os causos com a gente. É só enviar para o e-mail falecom@paraquedanautica.com.br, chamar inbox da nossa página do Facebook ou no direct do nosso perfil no Instagram.

    Ler mais

  • Erros na manutenção do motor de popa

    Antes de mais nada, você pode falar com nosso especialista em peças e acessórios para tirar suas dúvidas. São diversas opções e variações e é sobre isso que vamos falar neste artigo! 

    Existem diversos cuidados para manter um motor de popa funcionando bem. Acontece que, no dia a dia, nem todo mundo presta atenção em todos os detalhes. E é nessas horas que os problemas acontecem. 

    Por isso, vamos dar algumas dicas para você cuidar bem do seu motor e não perder aquele passeio planejado porque o motor te deixou na mão. São cuidados que você precisa tomar se o seu motor ficou muito tempo parado, ou os casos mais comuns das oficinas Vamos lá? 

     

    1 - Não ligar o motor regularmente

    Mesmo que você não utilize seu barco, o motor não pode ficar parado muito tempo. O ideal é ligá-lo pelo menos uma vez a cada 30 dias, porque isso faz com que o combustível circule e com que a bomba d’água funcione. 

    Com isso, as chances de seu motor apresentarem defeitos quando você for usar são muito menores. 

    2 - Não trocar o combustível

    Mesmo que ele seja ligado a cada 30 dias, você não pode usar um combustível guardado há meses. Portanto, se você for deixar o motor parado, sempre retire o combustível e coloque um novo na hora de ligá-lo. 

    O combustível velho precisa ser descartado, e você não precisa por muita quantidade no motor se for apenas funcioná-lo. 

    3 - Não se esqueça do óleo

    Paralelo ao combustível, o óleo de boa qualidade e apropriado para o motor também é importantíssimo. Use sempre o recomendado pelo fabricante, e sempre faça a mistura correta entre o combustível e o óleo que você está colocando. 

    Não é preciso colocar mais óleo na mistura, pois você estará gastando material à toa.

     4 - Atente-se à refrigeração

    A refrigeração do motor de popa é feita pelo rotor da bomba d’água. Como ele é feito de borracha, sua vida útil não depende do uso do motor - é preciso trocá-lo após esse período mesmo se o motor ficou parado. 

    Fazer a manutenção e a troca dessa peça é importantíssimo para evitar que seu motor aqueça demais e pare de funcionar no meio da pescaria - ou mesmo que você o danifique demais por conta do aquecimento. 

    E você, toma esses cuidados?

    Prestar atenção nesses detalhes é muito importante para garantir que a vida útil do seu motor seja maior, além de evitar que ele pare inesperadamente! 

    Peças para o seu motor de popa? Clique aqui e encontre a que você precisa!

     

     

    Ler mais

  • A Lua e Sua Interferência na Pescaria

    As fases da lua e sua interferência na pesca não é segredo para nenhum pescador, não é mesmo? E já são consideradas há muito tempo para definir o sucesso daquela sagrada pescaria. 

    A cada fase, a Lua vai variando o seu brilho de maneiras que influenciam no comportamento dos peixes, quanto mais luminosidade mais os peixes vão para a superfície, e quanto menos luminosidade mais se concentram no fundo das águas. Vamos descobrir quais são as mais indicadas para pescar! 

     

    a-lua-e-a-pescaria

    Como usar a Lua para pescar? 

    Lua Nova
    Na Lua Nova os peixes se concentram no fundo do lago, rio ou mar. Este período é considerado neutro para a pesca tanto no rio quanto no mar. 

    Lua Crescente
    Na Lua Crescente alguns peixes costumam subir à superfície. Considerado um período regular para a pesca em rios e boa na pesca no mar.

     Lua Cheia
    Durante a Lua Cheia os peixes sobem à superfície, provocando aumento na velocidade do metabolismo dos peixes e aumentando seu apetite. A pesca nos rios é excelente, porém no mar pode haver variações e é considerada neutra.

     Lua Minguante
    Na Lua Minguante os peixes também continuam atraídos para a superfície. Ainda é uma boa fase para a pesca em rios e ótima para a pesca no mar.

    Qual a provável melhor fase de pesca? 

    Deixando as características de lado, todo mundo quer saber quando é que vamos pegar mais peixes, não é mesmo? Bom, não podemos bater o martelo, mas apesar das variáveis de temperatura do clima e da água, chuva, volume de água, pressão atmosférica, marés, etc. podemos nos ariscar a dizer que quando a Lua está em fase minguante ou crescente a produtividade da pesca e os resultados aumentam.

    Dizemos isso porque nestas fases da Lua as marés geralmente são pequenas ou mortas o que ocasiona uma correnteza menor, que deixam os pescadores mais tranquilos no posicionamento das iscas, já que elas ficam mais fáceis de se colocar onde se deseja pescar. Os peixes têm uma área menor para circular na busca por alimento, pois temos um volume bem menor nas áreas de pesca. 

    Não podemos deixar de comentar também que as diferenças existentes em função dos lugares onde se deseja pescar e das espécies de peixes ali existentes, podem modificar o resultado da sua pesca, então aconselhamos também que você converse com alguém que tenha experiência com pesca na região onde pretende estar para entender o comportamento dos fatores de influência, faça um estudo antecipado do local e cruze as marés com as fases da Lua. 

    Pescaria 2020 

    2020 promete ser um ano marcante. Agora é hora de planejar a pescaria e os lugares que podem ser visitados quando tudo passar para relaxar tranquilo.

    Nós podemos te ajudar a planejar com os melhores equipamentos do mercado! É só entrar em nosso departamento de pesca online ou CHAMAR NO CHAT para tirar suas dúvidas. Estamos sempre ao seu lado!

    Ler mais