Cuidados com a hélice do motor de popa

Uma das peças mais importantes do seu barco é a hélice. Você sabia que ela está diretamente ligada ao desempenho do motor de popa? 

Pois é, de nada adianta comprar o motor mais potente se a hélice não for adequada. E o contrário também vale: ter a “melhor” hélice com um motor não apropriado é desperdício de dinheiro. 

Vamos falar mais sobre as hélices? 

A importância da hélice 

Essa peça influencia diretamente na velocidade, segurança, consumo de combustível e manobrabilidade. É a hélice que vai converter a potência do motor em impulsão. 

Diâmetro da hélice 

A importância do diâmetro é mais relacionada com a potência do motor. Barcos mais rápidos precisam de hélices com diâmetro menor, enquanto os mais lentos podem usar um diâmetro maior. 

Número de pás 

O número de pás na hélice afeta bastante o rendimento e a suavidade do barco. Mais pás deixam o barco mais gostoso de pilotar, mas ele perde potência. As de 2 pás são as com maior velocidade final, mas vibram muito. 

Por isso, o mais recomendado são as de 3 pás. Elas são boas para vários lugares diferentes, ou seja, são versáteis, duráveis e com boa potência no geral.

 O passo da hélice 

O passo é a distância que a ponta da pá percorre em uma volta. Ou seja, quanto mais polegadas ele tiver, maior será o passo. 

Um passo maior significa ir mais rápido, mas nem sempre é a melhor escolha. É preciso pensar no tamanho e peso do barco para que ele não seja muito fraco ou forte demais no arranque, além de atender aos requisitos de RPM do fabricante.

 Concluindo 

Se você ainda está em dúvida sobre a hélice ideal, o melhor caminho é ver qual a recomendação do fabricante, que vai indicar o RPM máximo. 

Escolher hélices maiores ou menores vai alterar o RPM, então é preciso ficar atento e conhecer bem a potência do seu motor. 

Existem outros fatores que influenciam nessa escolha, como tipo de barco, peso com e sem carga, marés e altura do motor. Por isso, fale com nossos mecânicos!

Clique AQUI para ver nossas hélices.