Molinete ou carretilha? Qual é melhor?

 

Você já se perguntou por que alguns pescadores preferem carretilhas e outros molinetes? Será que é somente porque eles sempre usaram o mesmo equipamento? Muitas pessoas, inclusive, nem sabem explicar a diferença entre os dois.

Bem, os dois equipamentos têm a mesma função. Mas quando é melhor usar molinete? Em que situações a carretilha é melhor? Nós vamos te ajudar com essas e outras dúvidas sobre estes equipamentos abaixo.

Molinete

Os molinetes são os mais indicados para quem é iniciante na pesca. Isso porque eles são mais práticos e fáceis de usar, tanto na hora de lançar a isca quanto na briga com o peixe.

Além disso, o molinete é mais barato, seu desempenho não deixa a desejar e sua manutenção é mais fácil. Logo, é muito recomendado que pescadores novos comecem pelo molinete.

Por outro lado, esse equipamento não costuma aceitar linhas mais grossas e seu recolhimento é mais lento em comparação com as carretilhas.

Carretilha

A carretilha é mais forte do que o molinete. Sua construção favorece arremessos mais longos e precisos, embora seja pior contra o vento do que o molinete.

Elas são ideais para iscas artificiais, têm um recolhimento muito rápido e possibilita arremessos diferentes, principalmente os curtos e precisos.

Em contrapartida, arremessar uma linha na carretilha é mais difícil, e o equipamento exige mais treino e prática para aperfeiçoar.

 

Qual é melhor?


A pergunta mais importante, não é mesmo? Bem, se você estiver dando os primeiros passos na pescaria, o melhor é comprar um molinete mesmo.

Mas isso não quer dizer que os pescadores mais experientes usam apenas carretilhas. O importante é saber a situação ideal para cada equipamento. Algumas pessoas usam apenas molinetes e conseguem se adaptar muito bem.

Enquanto isso, alguns peixes são quase impossíveis de pescar se você não tiver uma carretilha.

Portanto, a conclusão é: tudo depende. Isso é muito bom, porque significa que você não precisa comprar a melhor carretilha do mercado para ser um bom pescador, e te desafia a aproveitar ao máximo os diferentes equipamentos à sua disposição.